News Update :
Home » » Ativistas marcam protesto em frente à embaixada russa

Ativistas marcam protesto em frente à embaixada russa

                                     Foto Certi Diritti/Flickr


Os promotores do protesto dizem-se "extremamente preocupados com a lei Anti-Propaganda Homossexual aprovada e em vigor nas cidades de São Petersburgo, Arkhangelsk e Kostroma", que acusam de "criminalizar a divulgação de mensagens que promovam os direitos LGBT punindo com multas quem as emitir ou propagar". No fim de março, uma versão semelhante desta lei deu entrada no parlamento da Federação Russa e a ser aprovada "colocará em risco não só os direitos de todas as pessoas LGBT mas também de todos os defensores dos direitos humanos".

Apesar de esta lei não prever a pena de prisão, os ativistas recordam que no passado dia 8 de Abril "Sergey Kondrashov foi preso por segurar um cartaz que dizia 'Uma querida amiga da família é lésbica. Minha esposa e eu a amamos e a respeitamos. E sua família é exatamente igual a nossa'", dizem na carta aberta que convoca a concentração de sábado nas redes sociais para exigir "a imediata suspensão da lei Anti-Propaganda Homossexual e o efetivo cumprimento dos tratados internacionais por parte das autoridades russa".

Outro caso em destaque nas últimas semanas na Rússia e que os ativistas portugueses pretendem denunciar é o da detenção das três mulheres que compõem a banda punk "Pussy Riot". A carta aberta diz que Maria Alekhina e Nadezhda Tolokonnikova e Ekaterina Samucevich foram presas "por conduta desordeira e hooliganismo depois de terem cantado numa catedral um hino anti-Putin", estando agora na iminência de uma condenação que pode chegar aos sete anos de prisão, com a Amnistia Internacional a pedir a libertação imediata das três artistas com julgamento marcado para esta quinta-feira.
Share this article :
 
Company Info | Contact Us | Privacy policy | Term of use | Widget | Advertise with Us | Site map
Copyright © 2011. HOMOFOBIA ZERO . All Rights Reserved.
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger