News Update :
Home » » Grupo Matizes protesta em favor da liberação de doações de sangue de homossexuais

Grupo Matizes protesta em favor da liberação de doações de sangue de homossexuais


O Grupo Matizes vai aproveitar a passagem do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, para realizar um novo protesto contra as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que impedem homens gays ou bissexuais de serem doadores de sangue. O ato vai acontecer no próximo dia 26, segunda-feira, durante toda a manhã. Na ocasião, também haverá doações voluntárias de amigos e familiares dos integrantes do grupo.

A mobilização do Matizes vai ocorrer em frente ao prédio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), localizado na região central de Teresina. Com o tema “Nosso sangue em favor da igualdade”, o grupo pretende, novamente, chamar atenção para o fato de homens gays e bissexuais serem proibidos de doar sangue no Brasil.

“O índice de doadores voluntários no país já está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o nosso entendimento é que os motivos das restrições não são baseados em questões científicas, mas, sim, em preconceito”, afirma Marinalva Santana, da diretoria do Grupo Matizes. Após a provocação do Grupo Matizes, em 2006, uma ação civil pública do Ministério Público Federal tentou derrubar a restrição da Anvisa, em vigor desde 2004. Atualmente, o processo está sob análise do Tribunal Regional Federal, em Brasília-DF.

A solidariedade também fará parte do protesto. Os integrantes do grupo estão mobilizando amigos e familiares para fazerem a doação de sangue e se cadastrarem como doador de medula óssea durante o ato. “É um protesto, mas também uma forma de alertar para a importância da doação de sangue, que é um ato simples e que pode salvar vidas”, reforça Marinalva Santana.

Para ser um doador de sangue, é preciso apresentar documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, é importante que a pessoa tenha se alimentado e esteja saudável.

Fonte:http://180graus.com
Share this article :
 
Company Info | Contact Us | Privacy policy | Term of use | Widget | Advertise with Us | Site map
Copyright © 2011. HOMOFOBIA ZERO . All Rights Reserved.
Design Template by panjz-online | Support by creating website | Powered by Blogger