![]() |
| FOTO DO SITE UOL NOTICIAS PARA DIVULGAÇÃO |
MADRI - "Casamento igualitário. Igualdade sem recortes”. Com esse slogan, cerca de 300 mil pessoas se reuniram no Orgulho Gay Madri 2012, realizado no último sábado (30/06), na capital espanhola. A manifestação, que percorreu o tradicional trajeto no Centro, entre a Puerta de Alcalá e a Plaza de España, foi organizada pela Federação Estadual de Lésbicas, Gays, Transsexuais y Bissexuais (FELGTB) e pelo coletivo LGBT de Madri.
Entre as reivindicações da marcha, está a continuidade do direito de duas pessoas do mesmo sexo se casarem, direito este conquistado em 2005, quando o governo anterior, do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), reformou o Código Civil. Na mesma época, o Partido Popular (PP, de centro-direita), até então oposição, apresentou um recurso de inconstitucionalidade da lei, afirmando que as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo não podem ser denominadas casamento.
Até hoje, o recurso, conhecido como “recurso da vergonha”, segue sem uma sentença do Tribunal Constitucional. Depois da marcha, os porta-vozes das associações que convocaram o evento leram um manifesto com as reivindicações para o Governo, afirmando que não será permitido “nenhum passo para trás”.
home
Home