Um documento com orientações a governos de todo o mundo para o combater a homofobia em ambiente escolar será lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco em 2012.
Entre as principais recomendações, estão a formulação de políticas específicas para atender estudantes LGBTs ,o treinamento de professores para lidar com a questão e a produção de materiais de combate ao preconceito contra homossexuais nas escolas.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou durante evento em Nova York na semana passada que o bullying contra crianças e jovens homossexuais é um problema que ocorre em escolas de todas as partes do mundo. “Ele afeta os jovens durante todo o caminho para a vida adulta, causando enorme e desnecessário sofrimento”, avaliou.
Pesquisa realizada em 2009 pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Fea-USP apontou que no Brasil 87% da comunidade escolar – sejam alunos, pais, professores ou servidores – têm algum grau de preconceito contra homossexuais.
home
Home